A água é um bem ambiental, público e direito humano fundamental. Mas no Brasil temos uma triste realidade onde a maioria da população, cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não possuem água tratada e mais de 100 milhões não têm saneamento básico (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS2018).;
Diante da Pandemia da Covid-19, cada vez mais entendemos a necessidade desse bem inigualável, afinal, a pandemia do coronavírus está sendo enfrentada com medidas de proteção e higiene pessoal. Lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos é a melhor maneira de impedir a propagação e disseminação do coronavírus. Juntamente com as medidas de distanciamento social, a limpeza com água e sabão é, até o momento, o método mais eficiente e barato para evitar o contágio.
Além disso, devido à pandemia do novo coronavírus não só a higienização das mãos precisou ser reforçada, mas também a higienização de superfícies e objetos. Por isso é importante alertar para a necessidade de uma postura consciente da população diante da adoção das medidas de segurança contra o vírus. Desperdícios e excessos no uso da água precisam ser evitados durante este período de caos.
Seguem algumas dicas de redução de consumo de água:
•Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa vasilhas e lava as mãos
•Banhos curtos
•Feche o chuveiro sempre que possível
•Não utilize a mangueira para limpeza de calçadas, veículos ou regar as plantas
•Use a descarga com consciência e não deposite papel higiênico no vaso sanitário
Vamos ser conscientes e se possível fique em casa!

0 visualização0 comentário